Tonometria de Goldmann
A aferição da pressão interna do globo ocular é chamada de tonometria.
As oscilações da pressão intraocular são causadas pelo humor aquoso, um líquido transparente que circula entre a íris e a córnea. O humor aquoso desempenha fundamental papel na pressão intraocular: um aumento na sua produção ou uma diminuição do seu escoamento, afetam diretamente sua quantidade circulante.
O exame de Tonometria de Goldmann é indicado a cada consulta oftalmológica, especialmente em paciente com idade mais avançada, pessoas com tendência familiar a pressão intraocular mais elevada, pacientes com suspeita de glaucoma ou outras patologias intraoculares.
Através desse exame, pode ser feito o acompanhamento de doenças onde existe o aumento dessa pressão, como o glaucoma primário de ângulo aberto, o tipo mais comum de glaucoma, ou glaucomas secundários a medicações, como os corticoides.
O exame de Tonometria de Goldmann é realizado através de aparelho oftalmológico específico, com aplicação de colírio anestésico. Não há nenhuma restrição na realização deste exame e o paciente pode voltar as atividades no mesmo dia.