Cirurgias
Cirurgia de Catarata

Cirurgia de Catarata

A formação da catarata é um processo natural do nosso olho e, por isso, não é considerada uma doença. Trata-se de uma opacificação lenta e progressiva de uma parte do olho chamada cristalino.

O tipo mais comum de catarata é a catarata relacionada à idade. Com o passar do tempo, o cristalino vai perdendo sua transparência e adquire uma coloração amarelada, passando pela fase onde fica branco, até chegar ao seu grau mais intenso. Nessa fase, a acuidade visual pode se tornar muito pequena, chegando ao ponto de impedir as atividades habituais do paciente.

O ideal é que a cirurgia seja realizada nas fases onde a acuidade visual não se torne muito baixa, pois quanto mais tardio o ato cirúrgico, mais lenta é a recuperação pós-operatória.

Facectomia com implante de lente intraocular é o nome dado à cirurgia da catarata. Como o próprio nome diz, trata-se da retirada do cristalino e o implante de uma lente artificial no seu lugar.

Existem outros tipos de catarata. Como aquela que aparece logo ao nascimento de uma criança, ou catarata congênita. Nesses casos, a cirurgia deve ser imediata.

E a catarata secundária ao uso de medicações, como corticoides. Nesse caso, a baixa de visão é muito severa e limita muito as funções diárias do paciente.

Devido ao avanço tecnológico, o sucesso na cirurgia de catarata tem se tornado cada vez mais alto. Atualmente, já é possível a utilização do LASER em algumas fases da cirurgia, tornando-a mais segura e eficaz.

Iniciar WhatsApp
1
Oftalmologia Dr. Gilson Mariano
Como posso ajudar?