Cirurgias
Cirurgia de Glaucoma

Cirurgia de Glaucoma

Os três tipos de procedimentos mais comuns para o tratamento do glaucoma são: a trabeculoplastia a laser, iridotomia a laser e a trabeculectomima (TREC).

A trabeculoplastia a laser é um procedimento onde o laser é aplicado em áreas específicas da malha trabecular, deixando outras partes intactas. Seu objetivo é melhorar o escoamento do humor aquoso e assim, diminuir a pressão intraocular.

A iridotomia a laser é um procedimento não invasivo onde se consegue ampliar a drenagem do líquido interno que circula na parte anterior do olho, e que regula a pressão intraocular. Esse líquido transparente se chama humor aquoso e preenche toda a câmara anterior.

Através de um orifício de alguns milímetros criado na íris, é possível diminuir a pressão intraocular sem a necessidade de cirurgia. Tem indicação muito frequente nos casos de glaucoma de ângulo fechado ou com possibilidade de fechamento.

A trabeculectomia é uma cirurgia indicada nos casos em que o tratamento clínico não está sendo eficaz. A cirurgia baseia-se em efetuar uma drenagem do humor aquoso da câmara anterior do olho para a área sub tenoniana escleral, e é recomendada para pacientes cujo glaucoma continua a progredir mesmo com o uso de colírios anti glaucomatosos e tratamentos a laser.

Iniciar WhatsApp
1
Oftalmologia Dr. Gilson Mariano
Como posso ajudar?